Veneza sempre foi um dos destinos dos meus sonhos, não só charme dos canais e gôndolas coloridas mas porque sou chegada em destinos históricos.
Veneza tem uma localização estratégica entre o oriente e o ocidente e já foi um dos países mais influentes do mundo. Isso mesmo, você não leu errado, Veneza já foi uma república, bebê! Entre o século XIV e XVIII ela era um dos centros comerciais de maior importância de toda a Europa. #choquei
Ok, ok, chega de história. Se deixar eu fico aqui tagarelando e esse post vira um artigo da Wikipédia. Vamos então ver porque Veneza estava no topo da minha lista de lugares para conhecer na Itália e porque você deve planejar sua viagem pra lá o quanto antes!
10 motivos para visitar Veneza
1. Veneza é Patrimônio Mundial da UNESCO
A cidade passou a ser considerada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987 (ano que eu nasci – informação irrelevante mas quis mencionar). Isso porque Veneza tem uma das maiores concentrações de obras-primas do mundo, seja na arquitetura ma-ra-vi-lho-sa, na pintura ou na decoração… a cidade respira arte e só de passear três dias por lá já me sinto mais culta.
Os viajantes que amam história e arte não podem deixar de conhecer Veneza!
2. Veneza é formada por 118 ilhas
Veneza flutua em um arquipélago com 118 ilhas conectadas por 400 pontes sobre 170 canais, o que faz dela uma cidade que tem ponte pra cacete única no mundo.
3. Uma das poucas cidades no mundo sem carros
É surreal explorar uma cidade onde só se locomove à pé ou de barco. Parece que você está dentro de uma fase de um jogo de videogame tipo Fable ou Assassins Creed. É fácil se perder mas a cada vez que a gente se perde acha um cantinho ainda mais bonito.
Inclusive, há passeios de barco para todos os tipos de viajante, dá só uma olhada:
4. Veneza pode estar com os dias contados
Veneza afunda entre 1-2 milímetros por ano o que quer dizer que, se nada for feito, ela estará completamente submersa até 2100. O que fizeram até o momento foi colocar essas mãos em 2017 para ajudar a sustentar Veneza.
Isso quer dizer que do jeito que o aquecimento global anda, Veneza pode afundar antes mesmo de 2100. De tempos em tempos vem uma enchente e inunda absolutamente tudo. O fenômeno conhecido como Acqua Alta é cada vez mais comum e faz um estrago enorme.
5. Veneza já foi cenário de vários filmes
007, Indiana Jones, O turista, O mercador de Veneza e até o Homem Aranha já passou pouca e boas em Veneza. A lista de títulos filmados na cidade é enorme e a maioria são filmaços!
Assim sendo, recomendo que você tire um dia para se jogar na Netflix, fazer um Cine Veneza e assistir todos esses filmes antes de viajar pra lá. Vai ser um sacrifício enorme, mas com um balde de pipoca numa mão e o controle na outra, você consegue!
6. Rainha do Carnaval
Em Veneza, assim como na Bahia, é carnaval o ano inteiro! Não, não há axé ou micareta… Não há show da Ivete ou trio elétrico, mas em cada esquina há uma loja de máscaras e fantasias. Impossível não se sentir carnavalesco.
Na verdade essa história das máscaras de Veneza começou porque na época que Veneza era um dos centros comerciais mais importantes do mundo, havia uma certa tensão entra as diferentes classes sociais e a fofoca política corria solta. Justamente para liberar toda essa tensão que pairava nas ruas é que os nobres decidiram se mascarar uma vez por ano e soltar a franga junto com o povo. Assim criaram o que hoje conhecemos como o Carnaval de Veneza.
7. Um destino gastronômico
A comida veneziana é maravilhosa e pode-se comer e beber na rua à vontade! Se você ama frutos do mar vai ficar enlouquecido com tanta opção nos mercados de rua e restaurantes.
Existem até guias locais especializados em levar turistas comilões como eu e você à bares e restaurantes autênticos para provar os sabores de Veneza. Olha só:
8. A rua mais estreita do mundo
Em Veneza você encontra uma das ruas mais estreitas do mundo, a Calle Varisco, de 53 cm de largura. Quer dizer, você tenta encontrá-la né? A rua é tão pequena que é bem possível que você passe por ela sem perceber.
Pra ser sincera – como o próprio nome do blog diz – eu mesma não encontrei essa danada dessa rua, portanto não temos foto, bora passar para o próximo item…
9. Há 450 palácios em Veneza
Isso mesmo 450 palácios, dá pra ir em um palácio por dia e ainda não dá para visitar todos em um ano! Sem contar os outros pontos turísticos de Veneza! Por isso mesmo escolha aqui os seus favoritos e só vai!
10. A maior torre de sinos da Itália
A maior torre de sino da Itália fica bem no meio da Pizza San Marco. É o Campanário e tem nada menos que 98 metros de altura. Não subi porque tenho medo de altura não sou obrigada.
Reservas em Veneza
Já tem tudo o que precisa para sua viagem para Veneza? Faça suas reservas por aqui e ajude o blog a crescer!
Apresento-lhes os meus parceiros, empresas confiáveis e ma-ra-vi-lho-sas que eu uso durante as minhas viagens e portanto posso recomendar de olhos fechados – mas que prefiro recomendar de olhos abertos.
Toda vez que você faz uma reserva por qualquer link do blog, você me ajuda a continuar escrevendo esse monte de conteúdo gratuito para facilitar a vida dos viajantes. O valor é pra vocês é o mesmo, a diferença é que eu recebo uma pequetita comissão, e assim como de grão em grão a galinha enche o papo, de comissão em comissão eu pago meus boletos.
Muiiiiiito obrigada!
Até o próximo post!
Mari
@viajantesincera
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.