Roteiro Lisboa para comilões

A Revista Time Out é referência no quesito gastronomia em Portugal. Por isso mesmo ela é a primeira a ser citada na nossa lista “Comidas imperdíveis de Lisboa”. Elaborei-a especialmente pra você, guloso, que ignora os pontos turísticos e não tem condições de passear depois do almoço porque o olho foi maior do que a barriga e comeu mais do que um ser humano normal. #quemnunca? Pois bem, vamos aos restaurantes de Lisboa eleitos por mim que não sou crítica gastrônomica mas sou boa de garfo.

1. Mercado da Ribeira (Time Out Market)

Especialidade: culinária portuguesa com um “raio gourmetizador”
Valor: $ pago fácil

É um mercado remodelado que parece uma mistura do Mercadão de São Paulo com a praça de alimentação de um shopping. Nele, alguns dos melhores chefs de Lisboa preparam pratos exclusivos testados e aprovados pela Time Out. É democrático e chiquetoso. Tem opções caras e baratas. Ideal para turistas com tempo limitado que lá vão encontrar vários exemplares da comida portuga em restaurantes no melhor estilo “recolha seu prato no balcão e coma na praça de alimentação”. Vale a visita.

2. Solar dos Presuntos 

Especialidades: Presuntos (jura?), peixes e frutos do mar
Valor: $$$ a vida é curta, parcela no cartão

O nome não ajuda, mas os chefs sim. O Solar é mais do que um ponto de referência gastronômico, é um reduto frequentado por políticos, famosos, pessoas que entraram porque estavam com fome mesmo e um grupo de lagostas entendiadas que vivem nesse tanque gigante (50 tons de azul, registro da @leniralopes):

[wpvideo teE9WyTX]

As paredes desse icônico restaurante em Lisboa são tomadas por fotos de celebridades (muitas brasileiras), incluindo Rodrigo Hilbert, Fernanda Lima (deusos) e Lula (não sou capaz de opinar)… aliás se Rodrigo Hilbert aprova o restaurante quem somos nós, mero mortais, para questioná-lo? Ah, tem também CR7, vulgo Cristiano Ronaldo, que de tempos em tempos come o seu PF no restaurante.

restaurantes lisboa
Desfalque no reino de Poseidon por @rosidiasgama

Outro destaque é o melhor bolo de chocolate do mundo (segundo eles mesmos). Uma das melhores guloseimas que já comi na vida. #obrigadasenhor #vencinavida

restaurantes lisboa
Clique do @joseerodrigues que captou com maestria a gordicência desse prato.😋

3. A casa do bacalhau 

Especialidade: leia acima
Valor: $$$$ entrando no cheque especial com certeza

No bairro de Xabregas (o nome também não ajuda) encontramos um dos melhores restaurantes de bacalhau de Lisboa. Até tacando fogo no prato o negócio fica bom (@luciagalvaoarquitetura filmou o incêndio pra gente).

[wpvideo 52DZQ7TP]

Com 27 pratos dedicados ao peixe norueguês, o ambiente surpreende por seu requinte (muito ouro, #inshalá) e arquitetura que data de 19eantigamente. Isso porque o local antes era o celeiro do mosteiro local e muito da estrutura está preservada. Uma pena que quase ninguém presta atenção na arquitetura porque a gula é maior. #eunavida

4. O Mercado do Peixe

Especialidade: todo os amigos da Ariel
Valor: $$$ a vida é curta, parcela no cartão

O Parque Florestal de Monsanto ocupa nada mais nada menos que 1000 hectares do Concelho de Lisboa. Ou seja, não é um lugar para você conhecer a pé, não faz o Usain Bolt! Mas sim, estacione o carro, caminhe pela serra e termine o percurso no Mercado do Peixe. Lá você escolhe o Nemo ou a Dory e os chefs o preparam na grelha gigante que fica no meio do restaurante. Lá tudo é simples e delicioso. Aproveite e prove também o pastel de nata, que esse ano foi eleito o 3° melhor de Lisboa porque perdeu o 1° lugar conquistado nos outros anos. #tragoverdades 😞

restaurantes lisboa
@marianagalliza clicou esses lindos que são de NATA, não de Belém (isso dá uma briga por aqui…)

5. O pastel de bacalhau 

Especialidade: os nomes dos lugares são auto-explicativos não sei porque ainda tô completando isso.
Valor: $ pago sorrindo

Bem no coração da Rua Augusta, centro de Lisboa, habita o pastel de bacalhau mais cobiçado pelos turistas que invadem a cidade diariamente acabando assim com a paz de quem vive por aqui (#euporexemplo).

Lanchonete de um prato só, vende o pastel de bacalhau com ou sem queijo (da Serra da Estrela, que por sinal é algo maravilhoso, só não perde para os queijos de Minas, porque Minas é Minas, melhor comida do mundo)… Onde eu estava mesmo? Ah, sim…mas se só vende uma coisa, vale a visita? Ôô, se vale!! Observe:

restaurantes lisboa
Foto tirada pela minha sogra Kátia Bueno que por trás da câmera comia 3 bolinhos simultaneamente.
restaurantes lisboa
Faltou requinte na produção, parece que estamos no Mc Donald’s.

6. Taberna Sal Grosso

Especialidade: comida portuguesa raiz (com opções para carnívoros)
Valor: $$ ser feliz sem se endividar

Pequetito, fofo com jeitinho de comida da vovó mas quantidade de banquete medieval (olha esse registro da @martinhasfamorim). Em termos de custo-benefício é o meu eleito. Eles te tacam comida, sobremesa, vinho, café, aperitivo e acabam com a produtividade do restante do seu dia. Fica em uma subidinha bem próxima ao Mercado da Ladra e conseguir descê-la torna-se bem difícil depois de comer isso tudo. Une bom gosto, aconchego e uma fila de espera de 1h. Aconselho pré-reserva devido à pequenitude do lugar.

No mais, aproveite Lisboa! (se for capaz, depois de comer tanto)

Agradecimentos aos nossos super fotógrafos/cinegrafistas/instagrammers:
@joseerodrigues
@martinhafsamorim
@marianagalliza
@lediniz
@rosidiasgama
@leniralopes
@diogomos
e minha sogra:
@katiasbueno
e o melhor guia de Setúbal:
@miguelnobre25
e meu marido (senão ele briga):
@the_rooster_barber
principalmente pra você e pra Sasha.

Vai pra Lisboa? Veja aqui minhas sugestões de hospedagem e passeios ↓

PROMOÇÕES DO BOOKING EM LISBOA:
Booking.com

 

TOURS E INGRESSOS PARA CURTIR LISBOA SOSSEGADO:

ACOMPANHE MAIS DICAS DE LISBOA NO YOUTUBE:

RESERVE AQUI

Esse post foi útil para você? Que tal fazer as suas reservas com os parceiros do blog?

É a melhor forma de contribuir com o meu trabalho. Eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Obrigadaaaa! Só clicar nos ícones abaixo – e ainda aproveitar descontos exclusivos para você, que apoia o blog.

PLANILHA GRATUITA

CURSO DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Planeje sua viagem em 8 passos e economize até 70%.

Conheça o passo a passo usado por centenas de viajantes para fugir de ciladas turísticas, parar de jogar dinheiro fora e fazer uma viagem autêntica e confortável para qualquer lugar do mundo.

REDES SOCIAIS


Mari Neubra é especialista em Planejamento de Viagem e criadora do Plano V. Pesquisa e produz conteúdo de viagem para a internet desde 2016. Já ajudou milhares de viajantes a ganharem o mundo com confiança e controle financeiro. O Plano V reúne estratégias testadas ao longo desses anos em mais de 25 países.