Roteiro de Viagem para Portugal

Essa lista foi elaborada pensando em viajantes que gostam de fugir do óbvio, do turismo em massa que assola as capitais europeias e desfrutar de experiências diferentonas sem ter que desembolsar rios de dinheiro.

Eu sou exatamente esse tipo de viajante.  Moro em Lisboa há dois anos e já testei e aprovei vários dos tours que sugiro pra vocês nesse post. Cada um deles pode ser feito em apenas 1 dia e conta com um guia local que manja dos paranauês de cada destino –  um anjo que vai te ajudar a otimizar seu tempo, responder as suas 2345 dúvidas do que visitar em Portugal e compartilhar de dicas de viagem preciosas.

Se você estiver montando um roteiro de 1, 2, 3 ou 30 dias em Portugal, tenho certeza que vai encontrar aqui um tour ma-ra-vi-lho-so para chamar de seu. Por outro lado se você mora em Portugal vai encontrar aqui opções para escapar em um feriado ou fim de semana aleatório. #adoooro

Harry Potter no Porto

Nós bem sabemos que 98% daqueles que planejam roteiro de viagem para Portugal passando pelo Porto  só vão pelo Vinho do Porto. Tsc, tsc, tsc… A criatura chega, nem conhece a cidade direito e já atravessa a Ponte D. Luís I em direção à Vila Nova de Gaia, onde todas as caves de Vinho do Porto estão. Depois sai de lá turistando sem saber de onde veio nem pra onde vai. #baseadoemfatosreais

Pois bem, o que muitos não sabem é que foi nessa cidade regada à meus bons vinhos que J.K. Rowling escreveu o primeiro livro da saga Harry Potter. A escritora morou no Porto de 1993 a 1994 e foi ali, sentada nos cafés e bebendo vinho  que ela se inspirou para criar esse universo encantado que eu particularmente prefiro achar que existe porque o mundo sem mágica é um tédio. #tragoverdades


Veja a minha visita à outros cenários de Harry Potter pelo mundo

Portanto, depois de peregrinar pelas provas de vinho ou fazer o famoso cruzeiro pelo Douro, a minha sugestão é você embarcar em um tour guiado pela cidade e descobrir o Porto  de Harry Potter. Um guia local, fã da saga e amante de história vai te mostrar com quantos lugares encantadores se escreve um best-seller. Imperdível!

Reserve o seu tour:

Golfinhos no Algarve

Primeiramente, precisamos discutir qual seria o diminutivo e o aumentativo de golfinho. Não que isso tenha algo a ver com o post mas porque me incomoda há anos… quem tiver a resposta por favor deixe nos comentários.

Continuando… Verão em Portugal, todo mundo no sul do país, e quando eu digo todo mundo eu quero dizer o mundo inteiro! Isso porque o Algarve é um dos lugares mais paradisíacos do planeta e aí a turistada pira! Com tanta praia maravilhosa a galera aluga carro e cai na estrada parando de praia em praia.  Sim, é um super passeio!

Entretanto se você quer ser diferentão o melhor é cair na água e dar um rolê com os golfinhos. Golfinhos são as melhores pessoas, estão sempre de bem com a vida e vão fazer com que a sua viagem seja inesquecível.

Lembrando que esses golfinhos estão no seu habitat natural e não presos em um parque aquático milionário para fazer selfie com turista instagrammer. Não precisamos perturbar e tirar os bichíneos  da natureza para fazer turismo né? #não

Veja esses fofíneos aqui e marque seu passeio aquático:

Gastronomia em Lisboa

Lisboa, a capital com melhor clima de toda a Europa, aquela que é histórica e contemporânea, um verdadeiro museu à céu aberto. Exibe orgulhosa a Torre de Belém, o Elevador Santa Justa, o Castelo de São Jorge e vários outros pontos turísticos com preço salgado e filas intermináveis. #não,obrigada

Vai pra Portugal? Veja as melhores ofertas de hotel, hostel ou apartamento com nosso parceiro Booking.

Um alternativa para conhecer Lisboa como um local e ainda provar o melhor da gastronomia portuguesa é fazer um tour gastronômico pela cidade. Imagina só ter um guia local para te levar para comer do bom e do melhor naqueles restaurantes livres de turistas e cheios de história? Frutos do mar, carnes, salgados, doces, vinhos…dá pra provar de tudo e saciar sua gulodice. Ideal para aqueles viajantes que, como o meu marido, só pensam em comer.

Abandone a dieta e reserve o seu tour gastronômico:

Mergulho em Gerês

O Parque Nacional Peneda Gerês é o mais fabuloso santuário natural de Portugal. Escolhi o adjetivo fabuloso porque parece mesmo que você está no cenário de uma fábula, praticamente a floresta da Branca de Neve com notas de Senhor dos Anéis. Esse reino encantado engloba quatro serras: Gerês, Peneda, Soajo e Amarela. Centenas de aldeias de granito, pontes, miradouros e cascatas de água cristalina compõem o visual. Tá bom ou quer mais? #táóteeemo

Conhecido apenas como Gerês, o parque é um destino idolatrado pelos tugas mas ainda pouco explorado pelos visitantes que estão ocupadíssimos na fila de 2 horas dos Pastéis de Belém. Ou seja, ir para o Gerês significa que você vai fugir dos turistas atazanados e mergulhar em um dos cenários mais deslumbrantes de Portugal, matando assim dois coelhos com uma cenoura só. #ficaadica

Planeje aqui seu mergulho no Gerês:

Vinho Verde em Guimarães

O Vinho Verde é único no mundo, produzido apenas em uma região demarcada no norte de Portugal. Ao contrário do que todo mundo pensa, o nome não está relacionado à cor do vinho ou da uva mas sim à região em que é produzido, entre os rios Douro e Minho. Portanto há vinho verde de todas as cores…quer dizer, todas as cores vinícolas – branco, rosé e tinto. Há também cachaça de vinho verde porque o povo gosta de uma cachaça!

A boa notícia é que o vinho verde tem um teor alcoólico moderado, é menos calórico, frutado, fácil de beber e não vai te deixar loucão sambando por Guimarães. Eu mesma já tomei várias taças e contniuo totlment sópriea, nem pareç qui bibi.

O que falar sobre Guimarães? Foi lá que nasceu Portugal e seu primeiro rei, D Afonso Henriques. A cidade respira história, tem castelos e jardins lindíssimos e até um teleférico panorâmico que fui só para berrar de medo durante todo o percurso. #tenso Por isso, dentre os 48 concelhos de Portugal que produzem o vinho verde escolhemos essa cidade para o nosso tour vinícolo. Realmente foi um destino que adoramos e já queremos voltar para beber mais vinho verde. 

Reserve seu tour clicando aqui e aprecie com moderação.

Rota do Surf em Ericeira e Nazaré

Eu sou suspeita para falar desse roteiro. Sou apaixonada pelo litoral de Sintra e já escrevi vários posts para convencê-los a explorar essas praias durante sua viagem à Portugal. Foi lá inclusive que euzínea fiz a minha primeira aula de surf e não parei mais. Veja aqui essa peripécia.

A Rota do Surfista começa no Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, passa pelas praias de Sintra, Ericeira e termina em Nazaré. Não, não é a Nazaré da novela que virou meme e a gente tanto ama. É a Nazaré das ondas gigantes. Sem exageros, estamos falando de ondas de 30 metros de altura. Ondas que eu jamais surfarei pois tenho amor à vida e cagaço.

Essas ondas sinistras deus me livre  ocorrem graças à  um cânion submarino de 227 km de extensão e 5000 m de profundidade que fica em frente à praia de Nazaré. É basicamente um penhasco no fundo do mar que potencializa o tamanho da onda. Claramente uma cilada, Bino. Os pescadores locais sempre temeram a área e vários barcos desavisados já naufragaram ali. Até um submarino alemão da II Guerra perdeu pra onda e foi parar nesse buraco negro oceânico.Com certeza mora um Kraken ou outro monstro marinho nesse buraco. #tenso

Atrevidos que são, os surfistas não estão nem aí para o risco de vida e de morte simultâneos – ainda não decidi se adoto risco de vida (Português brasileiro) ou risco de morte (Português europeu). Na dúvida adoto a segurança e fico só de longe observando a fúria do mar. #ficaadica

Por falar em risco, não viaje sem seguro, ele é obrigatório na Europa. Faça a sua cotação com a Seguros Promo e encontre o melhor preço.

Aproveito para deixar claro que nesse tour ninguém vai surfar nada. É só cair na estrada, conhecer a costa e ficar boquiaberto com algumas das praias mais iradas do mundo.

Consulte as próximas datas e valores clicando aqui.

Snorkel nas Berlengas

Está doido para conhecer algumas ilhas de Portugal mas não tem tempo para ir à Madeira ou aos Açores? Seus problemas acabaram! Vá para as Berlengas. Trata-se de um arquipélago na costa de Peniche que fica apenas a 2 h de Lisboa.

A água cristalina que até agora não sei se é verde ou azul e as rochas graníticas criam uma paisagem de tirar o fôlego. Tirou o fôlego até de D. Afonso V que em 1465 fez dessa a primeira área protegida de Portugal, proibindo a caça nas ilhas. #arrasou

Em um bate e volta saindo de Lisboa dá para ir até Peniche, pegar um barco até as Berlengas, fazer fotos maravilhosas pro Inxta e ainda mergulhar com snorkel. É claro que depois de 8 horas de aventura você vai estar morto com farofa e justamente por isso é que eu recomendo que você reserve esse tour que te busca e leva de volta para o seu hotel. #palmas

Faça sua reserva e seja VIP:

Caiaque em Sesimbra

Esse foi um tour que eu me dei de presente de aniversário em 2018. Quem me acompanha no Instagram (segue lá  @viajantesincera =D) sabe que eu sou aquática e sofro com a frio polar das águas das praias de Portugal. Justamente por isso vivo caçando esportes aquáticos diferentões para que eu desfrute do verão sem necessariamente morrer congelada.

Foi assim que eu encontrei esse tour de caiaque que parte de Sesimbra rumo à Praia da Ribeira do Cavalo que tem água azul turquesa porque ela não sabe ser básica. Clicando aqui você também pode fazer como eu e malhar os bracinhos de Olívia Palito.

Vou deixar o vídeo abaixo se quiser conferir melhor:

Muiiiiiito obrigada! Até o próximo post!

Mari
@viajantesincera