Em alguns destinos do mundo o chocolate é o centro das atenções. É ele que movimenta a economia, engorda atrai turistas e eleva os níveis de açúcar no sangue. Para quem é chocólatra (#eunavida) o assunto é sério e sustentar o personagem nesses locais pode ser uma tarefa bem complicada.
Penedo, Brasil
A maior colônia finlandesa do Brasil, no interior do estado do Rio de Janeiro, é praticamente banhada à chocolate. Eu que já tive a sorte (e o azar, do ponto de vista dietético) de morar na cidade vizinha tinha que traçar uma rota alternativa para fugir das chocolaterias. Obviamente aquele cheiro maravilhoso impregnado no ar me levava até o chocolate igual àqueles desenhos animados em que o personagem sai flutuando atrás do cheiro. Não era fácil. Devido à esse meu passado traumático, sugiro algumas alternativas para curtir Penedo e fugir da tentação. Você pode:
Campos do Jordão, Brasil
Suíça brasileira, cidade mais alta do Brasil (considerando a localização da sede), vencedora do título de melhor clima do mundo em 1957, arquitetura encantadora, frequentada por Amaury Jr e demais ricos e famosos… tantos predicados, nenhum desperta tanto interesse quanto o chocolate. História, cultura e clima são esquecidos e você só pensa em entrar em cada loja para “provar” os diferentes sabores. Mas como isso aqui é um blog de viagem e não de gastronomia, vamos ver o que mais dá pra fazer por lá que não envolva um aumento considerável da glicose:
Londres, Inglaterra
Deixe-me ser bem específica: Loja da MM’s. Se ver esse letreiro ao caminhar por Londres, não pense duas vezes, fuja para as montanhas sem olhar pra trás. Lembre-se que lá não é um ponto turístico, nem gastronômico, o lugar é uma perdição e nada mais. Você fica rodeado por MM’s de todas as formas, cores, recheios, nuances… até ficar tonto e comprar a loja toda.
Mais uma vez: fuja! Sugerimos, inclusive, um dos passeios abaixo:
Qualquer cidade, Bélgica
Meu Deusss, não consigo expressar a maravilhosidade do chocolate belga em palavras. Só sei que fazer um simples passeio turístico torna-se muito complicado com o cheiro de waffle e chocolate no ar. Sem esquecer das promoções e caixas de presente que “minha tia ia adorar” mas que nunca chegam à tal tia porque você devora no hotel mesmo. E no outro dia sai pra comprar outra…e devora… e entra num ciclo vicioso que só acaba no Duty Free do aeroporto. Aliás, o aeroporto de Bruxelas é o maior ponto de vendas de chocolate no mundo! No mun-do! Leia mais aqui.
Tenho certeza que faltou muita cidade nessa lista (para a felicidade da nossa dieta), mas não nos faltando o chocolate tá tudo bem.
Tem mais algum destino chocólatra pra sugerir? Comenta aí!
Quer acompanhar nossas peripécias pelo mundo? Estamos falando coisas inapropriadas no YouTube!
Oie Marina, fico feliz que tenha gostado do post. Um abraço. Mari.
Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Mariana, adorei o roteiro do chocolate. Você tem muito inspiração em suas publicações.