11 aplicativos para salvar a vida de qualquer viajante

melhores aplicativos de viagem

Aplicativos, ferramentas digitais, blogs, planilhas, Google Maps. Como planejar uma viagem sem usar essas maravilhas do mundo moderno? Honestamente eu não faço a mínima ideia.

Outro dia uma amiga estava me contando que viaja desde a “época dos mapas de papel”. Ela falou com tanta nostalgia que parecia que eles tinham sido exterminados e não estavam mais no meio de nós .😂 #RIPmapasdepapel Por outro lado eu olhei pra ela com aquela cara de “coitada, como ela conseguia se localizar sem GPS?”. 🤔

Vejam bem, eu sou amante de mapas, fui daquelas alunas que levavam uma caixa de lápis de 36 cores da Faber Castel para a aula de Geografia e ficava doida para a professora pedir para pintar os países “tudo”.#alokadolapisdecor Minha paixão pelo mapa mundi é das antigas, mal sabia eu que um dia adotaria a alcunha de @viajantesincera.

Ah, mas esses tempos se foram e todos nós viramos os loucos do smartphone. Assim sendo, o viajante moderno usa e abusa da tecnologia a seu favor. Sério, se você digitar “melhores aplicativos de viagem” no Google aparece até um app que mostra onde o viajante pode tirar a água do joelho. 😅 Isso mesmo, vou falar dessa pérola chamada Flush a seguir.

Por agora vou listar os melhores aplicativos para celular por ordem de utilização no planejamento da viagem e o app do xixi vou deixar para o final.

Rome2Rio


Um aplicativo e site que serve tanto para o planejamento do rolê quanto para o rolê em si. Você coloca o trajeto que quer fazer em qualquer parte do mundo 🌍 e o app te mostra se é melhor ir de avião, carro, van, jegue ou nem ir. 😂 Em segundos surge na sua frente uma lista com os valores estimados das passagens de cada transporte e a duração dos trajetos.Tipo o gênio da lâmpada.🧞‍♂️ Veja aqui o post que escrevi sobre o Rome2Rio com mais detalhes.

Packr

Um xuxuzinho que transforma qualquer ser humano desorganizado em um mestre Miyagi da arrumação de mala. Acreditem, eu já tinha tentado de um tudo para montar uma mala com a propriedade de uma viajante profissional. Nada adiantava: desde as listas em papel até os infográficos do Pinterest, sempre faltava aquela possibilidade de personalizar a lista e aí…faltava alguma coisa!

O que eu mais amo no Packr é justamente isso: eu personalizo tudo! Estação do ano, duração da viagem, número de caipirinhas que pretendo beber atividades previstas e ele me dá o número exato de peças e acessórios que eu devo empacotar. Por exemplo, se você colocar que vai a um jantar formal e ele sugere: 1 vestido para noite e 1 salto – ele é esperto, ele.

Outra funcionalidade que me fez adepta desse lindezo foi a lista de afazeres pré-viagem – inclusive, preciso informá-los que tenho memória de peixe.🐟 Imaginem vocês que ele tem até um campo para te lembrar de fechar as janelas e desligar o gás. Como não amar?

FlightAware

Chegou a hora de pegar o primeiro avião com destino à felicidade – a não ser que o voo seja cancelado…ou atrase…ou a cia aérea vá à falência como ocorreu com a Wow Airlines. 😰 E se trocarem o portão de embarque? E a escala? É aí que entra o Flight Aware que rastreia vôos no mundo inteiro em tempo real gratuitamente. Basta acessar a sua ferramenta de busca e digitar o número do voo, nome do aeroporto ou da linha aérea. Isso permite que você rastreie não só o horário exato do seu voo mas também que horas chega o voo da sua sogra que vai te visitar por exemplo. 🤔 Dá até pra ativar as notificações pra você se preparar mentalmente para a chegada desse amor de pessoa. 😂 Para quem gosta de um apelo visual dá para ver o aviãozinho ✈️ avançando pelo globo terrestre ao vivo. Demais, né?

RentCars

Além de ser meu parceiro aqui no blog, o RentCars é um dos aplicativos de viagem mais mais populares no quesito aluguel de carro, pra vocês terem uma ideia o site é líder na América Latina, bebê! Na palma de sua mão você tem um buscador de ofertas master blaster que compara preços em mais de 100 locadoras de veículos no mundo todo. Facilita a vida, né non? Acabou aquela sofrência de abrir 12 abas no navegador e ficar olhando nos site de cada locadora para descobrir qual está com melhor preço. #obrigadadenada Faça aqui sua cotação.

City Mapper

Vai de transporte público? Usa o City Mapper, considerado por alguns gurus da internet o melhor app de deslocamento para cidades grandes. Assim como o Rome2Rio e o Google Maps, basta inserir a origem e o destino e ele te mostra as opções. A vantagem é que ele está sempre atualizado com os horários do transporte local e não te deixa em pé no ponto de ônibus igual à uma pamonha esperando um busão que nunca vem – coisa que o senhor Google Maps já cansou de fazer comigo. #tragoverdades Ele também mostra o custo aproximado e tempo para ir de táxi igual à Angélica 🚕 , de bicicleta ou a pé – com as calorias gastas e tudo. #desnecessário

Veja aqui como eu me exercito e perco calorias durante as viagens. Atenção: cenas fortes.

TransferWise

Uma das fases mais preocupantes do planejamento é o bendito câmbio. Dei graças aos céus quando descobri o TransferWise. Ele descomplica o câmbio e é até 8x mais barato que trocar dinheiro nos bancos. Basta baixar o aplicativo, fazer um cadastro (pode usar até seu Fecebook, acredita?) e fazer sua cotação. Você rapidamente vai concluir que é o meio mais barato de trocar seus reazeles e fazer o câmbio. Como? Você emite um boleto e ao pagá-lo os eurícolos ou dólarezes caem na conta de destino – sim, é preciso ter uma conta no exterior, que inclusive pode ser de uma pessoa de sua confiança. Caso não tenha conta no exterior ou não confie em ninguém 😂 você pode abrir uma conta internacional online no banco N26. É grátis e leva só 8 minutinhos. Um combo de praticidade que vai te salvar de levar bolos de dinheiro na doleira ou de ter que fazer saques internacionais super faturados durante a viagem. Com o N26 você pode fazer até 5 saques gratuitos na união europeia. #quero Clique aqui para fazer seu cadastro no transferwise e de presente faça a primeira transferência gratuita.

Trabee Pocket


Aí você chegou chegando no seu destino, gastando o que tem e o que não tem e no meio da viagem você se apercebe que boa parte dos seus dólarezes “sumiram da sua carteira” porque você fez a loka e não controlou os gastos. Tsc, tsc, tsc… seus problemas acabaram! Com o Trabee Pocket você já estipula um orçamento antes de partir. Durante a viagem você ainda lança todos os seus gastos, desde aquele pastel de Belém mega calórico até um souvenir desnecessário. E o melhor, sem necessidade de internet.

Não vive sem internet? Veja aqui como comprar um chip internacional e recebê-lo na sua casa.

Mas não é apenas somente isso! O aplicativo é tão completo que permite adicionar uma imagem e até a nota fiscal a cada gasto. A cereja do bolo é que o viajante ainda pode fazer a conversão da moeda local para outra e manter o real controle do seu dinheiro. No final essa super ferramenta de controle financeiro para viajantes gera o relatório de despesas para você ver com seus próprios olhos 👀 o tanto que gastou.

Google Tradutor

Olha o Google aí de novo, gentchy! Quem nunca fez um “trabalho de inglês” usando o Google Tradutor que atire a primeira stone. 😂  Pois bem, agora tomem vergonha e usem esse aplicativo da forma certa: com a câmera tradutora!Imagina você lá na Rússia tentando entender o que é um пиріжки (pirozhki) no menu. Vai dar sertinho. 😂 O melhor a fazer é mirar sua câmera tradutora para o menu para descobrir que trata-se de um pãozinho recheado. Isso mesmo, essa ferramenta traduz 38 idiomas instantaneamente. Se não funcionar você pode ainda tentar desenhar os caracteres ao invés de usar o teclado. Sem conexão com a internet? No problem! Ainda assim você consegue traduzir em 59 idiomas digitando palavras ou frases. Agora se estiver online, você pode traduzir até 103 línguas. Sem dúvida o melhor aplicativo tradutor.

Meet Up

O Meet Up não é exatamente um app para viajantes, mas é muito popular entre os expatriados e nômades digitais. É aquela plataforma para quem gosta de viajar e conhecer gente nova e/ou viaja sozinho e quer companhia para um café sem ter que encontrar ela no tinder e chamá-la de Jenifer. #socorro #paremcomessamúsica Ele mostra eventos promovidos pelos locais na cidade que você está que vão desde trilha pelos montanhas até encontro em um pub para praticar francês. Imagina a diversidade! Uso muito em Lisboa e sempre encontro coisas xóvens e descoladas para fazer.

Flush

Por último e não menos importante, o aplicativo de viagem dedicado à encontrar banheiros públicos: o Flush. Aliás, esse aplicativo é talvez o mais emergencial da lista – já tentou bater perna por Paris apertado para fazer xixi? Eu sim, foi tenso. Eu não tinha conhecimento dessa preciosidade, mas daqui em diante minha bexiga vai viajar sossegada. São mais de 190 mil banheiros cadastrados em todo o planeta. Ele vai além e mostra a localização com o Google Maps, quais banheiros têm acesso para deficientes e taxa para utilização. Você pode até incluir novos banheiros que ainda não estão no app e assim contribuir com essa corrente em prol do viajante mijão.

Bom, essa foi a minha lista de apps de viagem para você viajar mais e melhor. Gostou? Compartilhe esse post e acompanhe minhas peripécias viajantes no Instagram: @viajantesincera.

Até a próxima!

Vai viajar? Faça suas reservas por aqui e ajude o blog a crescer!

           

RESERVE AQUI

Esse post foi útil para você? Que tal fazer as suas reservas com os parceiros do blog?

É a melhor forma de contribuir com o meu trabalho. Eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Obrigadaaaa! Só clicar nos ícones abaixo – e ainda aproveitar descontos exclusivos para você, que apoia o blog.

PLANILHA GRATUITA

CURSO DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Planeje sua viagem em 8 passos e economize até 70%.

Conheça o passo a passo usado por centenas de viajantes para fugir de ciladas turísticas, parar de jogar dinheiro fora e fazer uma viagem autêntica e confortável para qualquer lugar do mundo.

REDES SOCIAIS


Mari Neubra é especialista em Planejamento de Viagem e criadora do Plano V. Pesquisa e produz conteúdo de viagem para a internet desde 2016. Já ajudou milhares de viajantes a ganharem o mundo com confiança e controle financeiro. O Plano V reúne estratégias testadas ao longo desses anos em mais de 25 países.