Eurotrip: trem, avião, ônibus ou carro?

Chegou a hora de viajar pela Europa, a famosa Eurotrip. Aquele momento em que você vai postar Torres Eiffels, taças e taças de vinho do Porto, aquela foto segurando uma certa torre…#vergonhaalheia Mas não estamos aqui para falar dos micos de viagem, sobre isso tem post aqui e aqui. Dessa vez vamos prestar um serviço de utilidade pública para a eurotrip amada. Sem mais enrolação vamos aos macetes pra você viajar pela Europa baratim, baratim:

Trem


Todo continente é conectado pelas estradas de ferro (como diria meu pai). As tarifas não são exatamente as mais baratas mas não tem hooooooras e horas check-in, tretas com bagagem e nem o sacolejo do busão. Pelo contrário: as viagens são calmas e o percurso lindo, divo, panorâmico. Portanto, se a sua viagem durar em torno de 4 horas o trem é a melhor opção em conforto.

Como baratear a Eurotrip

É uma agulha no palheiro, boa sorte!😞 Mentira…tem uns macetes:

  • viaje em grupos/família e ganhe até 50% de desconto (geralmente só é possível comprar o pacote na estação)
  • viaje terça e quinta (se for ida e volta melhor ainda)
  • Se for menor de 25 (ah, meus tempos…👵) e/ou estudante leia aqui sobre seu cartão de estudante) e/ou terceira idade (#eunavida) sempre peça o desconto.
  • Se não se enquadrar nas alternativas acima só lhe resta comprar com antecedência máxima e colocar uma folha de louro na carteira.
  • Os trens noturnos com leito são caros mas se somar com o valor da hospedagem que se economiza podem valer a pena.

Carro

Há dois caminhos: pagar por uma carona ou alugar. No modo carona, há o risco de o motorista ser um serial killer 😱 mas o fato é que os sites como o BlaBlaCar ou o RideFinder são muito populares e nunca ouvi falar de cenas de filme de terror durante o percurso. A vantagem é que você viaja com um local, pega dicas, pede pra ficar na casa dele, ainda paga uns 60% à menos do que o trem ou ônibus. #vivantagem

Se optar pelo aluguel de carro para sua Eurotrip, temos um fator preocupante chamado pedágio caro pra cacete. Há muuuuitos pedágios nas estradas europeias e por isso elas são top, capa de revista, massss é o motorista que paga o 🦆, e paga em euros. Também considere o fator cansaço, o continente não é tão pequeno quanto parece: de Lisboa à Paris por exemplo são 20h de viagem. Se apesar disso seu sonho for entrar no carro, sair cantarolando igual à Adele com gripe pela estrada européia à fora, boas notícias: consegue-se alugar um carro por menos de 27 eurícolos por dia! #vaitercantorianocarro

Avião

A Ryanair cobre qualquer oferta. Isso mesmo, Bottini! Se achar um vôo ida e volta por menos de 40 eurícolos compre sem olhar pra trás. Porém os aeroportos que operam Ryanair costumam ser praticamente em outra cidade mais distantes, ou seja, adicione os custos do transfer/táxi ao vôo e você pode descobrir que sua pechincha de 30 euros na verdade custa 70. Também tente outras cias aéreas low cost como EasyJet e CityJet.

Como baratear a Eurotrip

  • Sempre pequise o vôo navegando na janela anônima do seu navegador (aquela preta com um ícone do Sherlock Holmes).
  • Compre 2 meses antes. 😂😂#eununca
  • Pegue promoções de fim de temporada. #eusempre
  • Leve apenas 10kg de bagagem de mão e vista os outros 10kg.
  • Ponha uma nota de um dólar no sapato direito e dê três pulinhos.
  • Pesquise o vôo mais barato e crie um alerta no Skyscanner.
  • Viaje para aeroportos centrais, tipo Madrid, Amsterdam ou Roma e depois continue por terra.

Ônibus

Eurotrip da Priscila, a rainha do deserto, de ônibus
Vamos dividir esse tópico em viajante nutella e viajante raiz. Para o primeiro caso recomendo o ExpatExplore, que é basicamente uma Eurotrip para preguiçosos que já inclui hotel e atrações. Por exemplo, por 500 euros, você parte de Londres e conhece 5 países em 10 dias com tudo incluso. P melhor é que os hotéis são bons e você fica relax total. Na segunda modalidade, não tem nada incluso, só a sua vontade de pegar o busão intermunicipal mesmo, que eu particularmente não acho super barato, mas se a distância for curta, a oferta de horários costuma ser maior que dos trens.

Como achar as melhores tarifas

  • Compre no site do Megabus (Que agora se chama Flixbus) a Ryanair dos ônibus. Já comprei muita passagem internacional por 1 euro. Algumas vezes os pontos dele são no meio do nada? São! E os horários são de madrugada? São também! Não se pode ter tudo.
  • Use as mesmas técnicas do trem pra eu não precisar digitar tudo aqui de novo.
  • Pesquise no GoEuro ou Rome2Rio se o trem ou o ônibus está mais barato.

Depois dessa trabalheira toda, finja que esbanja dinheiro e poste muita foto nas redes sociais curta muito sua viagem!

Até o próximo post! Dá uma curtidinha na nossa página do Facebook pra não perder nada!

Vai viajar? Faça suas reservas por aqui e ajude o blog a crescer!

Aquela reserva que você já faria no Booking, por exemplo, você pode fazer por aqui sem pagar nada a mais por isso – apenas para me ajudar mesmo. =D

Passagens Aéreas

Hospedagem

Pacotes de viagem

Seguro Viagem

Atrações e ingressos

Atrações no Brasil

Aluguel de carro  

Chip internacional  

RESERVE AQUI

Esse post foi útil para você? Que tal fazer as suas reservas com os parceiros do blog?

É a melhor forma de contribuir com o meu trabalho. Eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Obrigadaaaa! Só clicar nos ícones abaixo – e ainda aproveitar descontos exclusivos para você, que apoia o blog.

PLANILHA GRATUITA

CURSO DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Planeje sua viagem em 8 passos e economize até 70%.

Conheça o passo a passo usado por centenas de viajantes para fugir de ciladas turísticas, parar de jogar dinheiro fora e fazer uma viagem autêntica e confortável para qualquer lugar do mundo.

REDES SOCIAIS


Mari Neubra é especialista em Planejamento de Viagem e criadora do Plano V. Pesquisa e produz conteúdo de viagem para a internet desde 2016. Já ajudou milhares de viajantes a ganharem o mundo com confiança e controle financeiro. O Plano V reúne estratégias testadas ao longo desses anos em mais de 25 países.