Seu planejamento de viagem pronto em 8 dias: passo a passo completo

Nesse post eu vou te ensinar a criar o seu planejamento de viagem em 8 passos para qualquer lugar do mundo e a tirá-lo do papel em 8 dias.

Vai ser simples, em cada dia você vai focar em um passo e ao final desses 8 dias você já terá o seu plano de viagem pronto. 

Mas Mari, de onde você tirou esse passo a passo?

Eu não inventei essa ordem do nada. Desde 2016 venho acumulando experiências e já passei por mais de 25 países. Quebrei a cara em vários deles porque eu não sabia nada sobre planejamento de viagem, tomava as piores decisões e fazia tudo errado. 

Depois dessas más experiências eu cheguei à conclusão do que tinha que ser feito primeiro, e sim, tem que seguir uma ordem certa para que sua viagem saia perfeita, do jeito que você merece.

Porque devo aprender a fazer um planejamento de viagem?

Porque você vai ganhar mais autonomia e segurança, e não vai depender de mais nada e nem de ninguém para viajar.

Não vai mais precisar ficar correndo atrás de passagens aéreas baratas na internet, não vai mais depender de promoção de pacote de viagem e nem de agência.

Você vai desenhar a sua viagem lindamente com a sua cara, e isso não tem preço. Vai também aprender a gerir o seu tempo e com isso fazer mais coisas no destino.

O seu dinheiro vai render como nunca. E quando isso acontece, você não só viaja mais, mas consegue voltar para a estrada mais rápido.

E se você só consegue viajar em alta temporada, quando os preços estão mais altos, aí é que precisa mesmo se planejar com antecedência.

Então vamos ao passo a passo:

Dia 1 – Organizar a papelada e a grana

Nada de sair comprando passagem aérea ou fazendo roteiro, a primeira coisa é organizar a burocracia. Você vai tratar dos vistos, pesquisar se é preciso tomar vacinas, confirmar o que precisa e o que não precisa.

Ainda nesse dia, descubra quanto custa viajar para o seu destino.

Você precisa saber quanto vai sair do seu bolso antes de sair de casa e ir parar em outro canto do mundo.

Então, nesse primeiro dia, após terminar o seu expediente, tome aquele banho relaxante e foque nisso.

Para te dar um empurrão, clique aqui e use minha planilha de custos de viagem. Em poucos minutos você saberá quanto custa a passagem aérea, hospedagem, atrações, aluguel de carro e demais gastos.

Mas se preferir, pode anotar em um caderno, papel, usar outra planilha. Só não pode deixar de fazer esse passo, combinado?

A burocracia é meio chata mesmo, mas tem que fazer.

Dia 2 – Hora de criar o seu roteiro de viagem

Essa parte é mais gostosa! A parte chata ficou para trás, agora você já pode se imaginar no destino.

Nesse segundo dia você vai cuidar do que quer incluir no seu roteiro de viagem. Nada de ir na internet e fazer ctrl+c e ctrl+v em blogs aleatórios.

Faça o seguinte: pesquise no Google, Instagram ou Pinterest o que tem para fazer nesse destino. Escolha o que mais tem a ver com você.

“Ah, Mari, mas não devo olhar em blogs?” Claro que deve! Os blogs de viagem são excelente fontes de pesquisa e inspiração – agora não faz sentido você não sair de sua casa para fazer o roteiro igual ao de outra pessoa que tem gostos completamente diferentes dos seus.

Por isso, use e abuse do autoconhecimento para criar um roteiro autêntico.

Dia 3 – Como chegar a qualquer lugar

Agora você vai ver como se deslocar no seu destino. No dia 2 você listou os pontos que você quer visitar no seu roteiro. Sabendo disso, agora é hora de descobrir como você vai de um lugar para o outro: de ônibus, de trem, de avião, pela terra ou pelo mar…

Vá no pai Google e escreva por exemplo: “como ir da Torre Eiffel ao Arco do Triunfo”… repita isso para todos os deslocamentos que tem que fazer no destino que for visitar.

Com isso feito, verifique quanto vai sair do seu bolso e analise qual a opção mais barata (uber, transporte público, ir a pé, etc).

Dá um trabalhinho? Dá. É por isso que quase ninguém faz isso. Só que se você não pensar nisso antes, vai ter que se virar durante a viagem.

E pela minha experiência, saber se locomover com inteligência e economia no destino faz você aproveitar muito mais a sua viagem além de não perder tempo e gastar dinheiro com deslocamentos desnecessários.

Conclusão: mais dinheiro no bolso.

Dia 4 – Hora da passagem aérea

Aí sim, chegou o dia de você comprar a sua passagem aérea. Peraí, não compre ainda. Foque em pesquisar para encontrar a melhor opção de passagem para o seu destino.

Antes de comprar essa danada dessa passagem aérea, avalie sempre as opções encontradas no Google Flights, verifique os trechos das cias, confirme se os preços estão altos no gráfico de preços, veja o tempo de espera entre conexões para não perder nenhum voo se houver algum atraso, etc. Uma das formas de deixar sua passagem mais barata é fazendo uso de milhas. Você pode vendê-las em sites como o Hotmilhas ou usá-las para comprar sua passagem diretamente na companhia aérea.

Só não caia no erro clássico de comprar a passagem aérea antes de tudo. Porque se fizer isso você engessará todo o seu roteiro, sua passagem é que vai guiar como será o seu roteiro, e não o contrário, sendo isso justamente o que devemos evitar aqui.

 

Dia 5 – Arrumar uma cama para chamar de sua

Vai dizer que não está ficando mais fácil esse planejamento de viagem? As partes mais complicadas já se foram. Opções de acomodação é o que não falta hoje em dia. Você pode ficar em um Hotel com café da manhã completo, pode optar por um AirBnb que é muito buscado por viajantes que querem ter mais espaço e gostam de cozinhar sua própria comida ou ainda, pode se aventurar em uma hospedagem sem custo.

Essa última opção é pouco conhecida e usada por nós brasileiros. Existem muitos sites onde você consegue encontrar hospedagens gratuitas em troca do seguinte: exercer atividades gerais como cozinhar, limpar, organizar quartos, fazer serviços de recepção. Há ainda sites onde você pode se hospedar em verdadeiras mansões pelo mundo em troca de cuidar dos pets dos donos das casas. Incrível, né?

Essa última forma é excelente para você se hospedar em algum país caro sem precisar fazer um rombo no seu orçamento do seu planejamento de sua viagem.

Uma outra estratégia é tentar ficar perto de onde você quer fazer as coisas. Se você dormir no outro lado da cidade, em regiões que dependem de muitos transportes para chegar nos pontos turísticos, você poderá perder muito tempo e dinheiro no deslocamento. Acredito que ninguém quer ficar preso e perder tempo no trânsito em uma viagem. A boa localização compensa o custo um pouco a mais.

Dia 6 – Faça as suas reservas para não se estrepar em seu planejamento de viagem

Quando você chegar em ponto turístico em sua viagem, seja um museu, um parque e você dar de cara na porta, pegar uma fila enorme ou chegar no restaurante e não tiver vaga para você, você vai lembrar de mim e que leu aqui que quem reserva não se estrepa. 

Para que isso não aconteça, no sexto dia você vai entrar em site relacionados aos lugares que quer visitar e fazer as suas reservas. Mas Mari, que sites são esses? Faz o seguinte, clique aqui e encontre atração do mundo todo, alugue carro, contrate seu seguro viagem, etc.

Saiba que reservar com antecedência pode te gerar muitos descontos, fazendo você economizar até 70% em seu planejamento de sua viagem.

Existem sites como o The Fork que te dão 50% de desconto em restaurantes. Você também pode poupar seu tempo em ingressos fura fila, podendo visitar outras atrações. Enfim, não há como questionar que tempo é dinheiro. Ficar parado em uma fila fará você perder dinheiro, pode ter certeza. Em suma, sempre faça as suas reservas com antecedência.

Dia 7 – Tenha todo o seu planejamento de viagem na palma da mão

Estamos quase chegando ao final, viu como não foi nada difícil planejar uma viagem do zero comigo.

E o que você vai fazer hoje? Vai colocar a casa em ordem, chegou a hora de organizar tudo o que fizemos até aqui. Pegue todas as informações que coletou desde o primeiro dia e organize isso tudo. 

Ter tudo organizado em só lugar é a melhor decisão. Então concentre todas as informações onde for melhor para você: em um caderno, em um bloco de notas no Word ou Excel, no drive do Google, por exemplo.

Pegue todas as informações que recebeu por e-mail (reservas de atrações, comprovantes, passagens, etc), imprima e coloque tudo bem organizado em uma pasta de fácil acesso para você. 

Feito isso, você está pronta ou pronto para desfrutar de sua viagem com muita tranquilidade, pois não vai precisar ficar pensando onde que está a reserva daquele hotel, cadê o ingresso do parque tal, onde está a passagem aérea, etc.

Dia 8 – Hora de arrumar a mala de viagem

Chegou a hora do lacre no oitavo dia do seu planejamento de viagem, bora cuidar dos seus looks de viagem. Tenho fé que você já fez o roteiro com a sua cara, agora é o momento de pensar na moda que combina com esse roteiro.

É chegada a hora de montar a sua mala de viagem. Ok, se sua viagem ainda está longe, não precisa montar a mala ainda. Mas você já pode pensar no que vai precisar levar e se tem que comprar algo que está faltando. E pelo amor da Deusa, monte uma mala descomplicada, porque a última coisa que você precisa é de uma mala enorme que vai atravancar a sua viagem e aumentar os seus custos por conta de mala extra nos aeroportos.

Se for viável para você, indico de coração que sempre faça uma mala leve, prática, com somente aquilo que vá realmente usar no destino. Desde que comecei a viajar mais leve eu passei a ficar menos estressada e reduzi muito os meus gastos. Já fiquei 60 dias viajando com somente uma mochila de 10 kgs no inverno europeu e meus looks pelos países que passei não foram afetados.

Conheça o Plano V, o meu curso de planejamento de viagem 

Agora eu tenho certeza absoluta que ao chegar a hora de você viajar já vai estar tudo pronto. Você só vai precisar ir para o destino e curtir muito. Te garanto que não vai se preocupar com mais nada: documentos, visto, orçamento, roteiro, tudo já está organizado.

Mas, se ainda assim você precisar de uma força, eu posso te ajudar. Eu sou especialista em planejamento de viagem e em 2021 resolvi criar o Plano V.

Cada passo desses é um dos módulos do curso e lá eu trago estratégias práticas para você organizar cada etapa da sua viagem economizando até 70%.

Tudo isso de uma forma leve e descontraída mas com muitas informações valiosas. Dá só uma olhada nos módulos:

O que é e pra quem é o Plano V?

O Plano V foi pensado para quem quer ter a liberdade de fazer suas próprias escolhas e planejar uma viagem por conta própria economizando até 70%. Viajar barato não é um segredo, você só precisa ir para a beira da estrada, pegar carona até chegar no lugar que você quer, ao chegar lá, você vai e faz um voluntariado com comida e hospedagem incluída e pronto, está aí uma forma de viajar muito barato. Porém, eu tenha certeza que isso não é para todo mundo.

Mas se você quer viajar economizando de forma inteligente e com conforto, o meu curso de planejamento de viagem, o Plano V, é para você.  

O que está incluso no meu curso de planejamento de viagem?

Os 8 passos que abordei acima – documentos, orçamento, roteiro, locomoção, passagem, hospedagem, reservas e mala – estão todos muito bem dividido em aulas gravadas que podem ser assistidas de onde você quiser: celular, computador, tablet e até na sua televisão.

Além disso, você terá acesso ao material de apoio como: pdfs, planilhas, check list completão para você não esquecer de nada. Também inclui os principais sites e aplicativos para te ajudar no controle e conquista de descontos de sua viagem. No Plano V você tem tudo que precisa para viajar em um só lugar.

E tem mais, o acesso a Comunidade de alunos para troca de experiência e conhecimentos é vitalício. Lá, você encontrará pessoas espalhadas por todo o planeta para você se conectar para sempre.

Bônus do Plano V: roteiros infinitos e encontros ao vivo

Os alunos do Plano V estão sempre criando roteiros personalizados conforme eu ensino dentro do curso. Se você for do time da preguiça, poderá acessar esses roteiros, fazer os seus ajustes e colocar o seu tempero.

Também fazemos encontros ao vivo para te ajudar a tirar possíveis dúvidas que estão pegando e para nos conhecermos melhor também. Pra mim, é uma das melhores experiências do Plano V, não tem preço que pague estarmos ao vivo trocando experiências, aprendendo muito e ensinando uns aos outros.

Se você tem alguma insegurança em viajar, nunca saiu do seu país, acha que não tem dinheiro, te garanto que você vai superar tudo isso e muito mais. Dentro do Plano V temos alunos que viajam em família, mulheres que viajam sozinhas, viajantes com pets, etc Os próprios alunos ajudam muito uns aos outros.

Então é isso, se você se interessou pelo Plano V e quer fazer um curso de planejamento de viagem, conquistando autonomia e independência. Te garanto que ao se inscrever você não vai mais precisar de agências de viagens e nem contratar ninguém para fazer isso por você.

Ok, como faço para me inscrever?

Em suma, se você quer aprender a viajar gastando até 70% menos, clique aqui e acesse todos os detalhes do curso.

Se você tiver qualquer dúvida, deixamos lá na página um link para falar diretamente com o Boy do suporte. Se quiser saber mais sobre o curso, sobre os bônus, sobre as formas de pagamento, essas coisas. Pode mandar mensagem lá que ele te responde bem rapidinho, está bem? 

Escreve para mim nos comentários abaixo para onde você vai viajar e qual o seu maior desafio ao fazer um planejamento de viagem? Pode ser que eu faça um post sobre isso futuramente para te ajudar a realizar essa viagem. 

Até o próximo post. Espero te ver dentro do Plano V.

Saiba mais no vídeo abaixo:

Tchau.

Mari

RESERVE AQUI

Esse post foi útil para você? Que tal fazer as suas reservas com os parceiros do blog?

É a melhor forma de contribuir com o meu trabalho. Eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Obrigadaaaa! Só clicar nos ícones abaixo – e ainda aproveitar descontos exclusivos para você, que apoia o blog.

PLANILHA GRATUITA

CURSO DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Planeje sua viagem em 8 passos e economize até 70%.

Conheça o passo a passo usado por centenas de viajantes para fugir de ciladas turísticas, parar de jogar dinheiro fora e fazer uma viagem autêntica e confortável para qualquer lugar do mundo.

REDES SOCIAIS


Mari Neubra é especialista em Planejamento de Viagem e criadora do Plano V. Pesquisa e produz conteúdo de viagem para a internet desde 2016. Já ajudou milhares de viajantes a ganharem o mundo com confiança e controle financeiro. O Plano V reúne estratégias testadas ao longo desses anos em mais de 25 países.